PostHeaderIcon Metodologia e objetivos geral e específicos (sobre o blog)

Objetivo geral:


empreender discussões – diretas e indiretas – sobre cinema. Por exemplo, certamente haverá diversas resenhas/ comentários sobre filmes. Mas haverá também resenhas/comentários sobre críticas a filmes, sobre livros que versem sobre cinema, sobre atores e diretores (e não especificamente sobre uma obra cinematográfica).


Objetivos específicos:

• Divulgar verdadeiras pérolas do cinema brasileiro, demonstrando não se reduzir ele ao Cinema Novo e ao cinema “Global”, permitindo assim a descoberta de filmes nacionais de ótima qualidade.

• Divulgar e discutir o cinema europeu de cunho predominantemente autoral, opondo-se assim a verdadeira ditadura hollywoodiana empreendida por boa parte da mídia (sobretudo as emissoras de TV abertas e os cinemas comerciais).

• Divulgar e conhecer o cinema asiático (pois o conhecimento de cinema asiático do organizador deste blog se resume aos filmes de Akira Kurosawa mais o filme coreano Old Boy).

• Divulgar e conhecer os mais variados filmes desde que sejam bons ou, sendo ruins, rendam uma boa discussão.

• Discutir teoria/ filosofia do cinema.

• Expor e aprofundar a história da sétima arte.

• Divulgar e discutir em especial a perspectiva filosófica de Evaldo Coutinho sobre o cinema, expressa em seu livro “A imagem Autônoma”.

• Debater (ainda que algumas vezes de forma sucinta), todos os filmes de algumas listas de “melhores”, com destaque para a do livro “1001 filmes para ver antes de morrer”.

• Originar pelo menos um cineclube, mesmo que singelo e efêmero.

• Divertir a mim e a meus interlocutores =).


Critérios para seleção dos filmes:

1) O gosto pessoal do idealizador e efetivador deste blog.

2) Filmes consagrados, seja pela crítica, seja pelo público.

3) Filmes indicados pelos leitores do blog, os quais poderão inclusive tornar-se colaboradores.

Metodologia

Como dito acima, pretendemos discutir cinema. Procederemos da seguinte forma: sem deixarmos de lado certa dose de objetividade, empreenderemos abordagens de cunho pessoal (ou seja, não haverá qualquer tentativa de impessoalidade); em outras palavras, não se trata de expor uma visão puramente subjetivista (a opinião de quem escreve como sendo a verdade), mas também não se tentará aqui uma linguagem impessoal como a que se usa em resenhas jornalísticas, por exemplo.

Em se tratando de filmes os quais pretendamos efetuar uma análise mais acurada, em linhas gerais adotaremos como critério a exigência de o termos assistido pelo menos duas vezes; este critério será desobedecido em duas circunstâncias: quando não almejarmos nenhum tipo de aprofundamento (por exemplo, no caso de resenhas de filmes que não nos agradaram mas que estão presentes em listas de “os melhores”); no caso de filmes recentes, assistidos no cinema (para que o blog não verse apenas sobre filmes antigos).

Que fique claro: tais critérios são válidos exclusivamente para o organizador do blog; os demais colaboradores poderão proceder como melhor lhes parecer (salvo duas restrições, expressas abaixo).

A respeito das colaborações:

Um dos objetivos do blog é permitir a discussão de temas relacionados ao cinema e para tornar tal intento mais dinâmico, será aberto espaço para postagem de resenhas de colaboradores, desde que sejam atendidos dois critérios básicos:

1) Quanto à temática, que os textos enviados tenham algum tipo de relação com cinema, por menor que seja.

2) Quanto à autoria, que os textos sejam enviados por e assinados pelos próprios autores (assim, não serão aceitos textos enviados por alguém que não seja aquele(s) que o escreveu\escreveram). Quanto à assinatura, poderá ser pseudônimo, não sendo admitidos apenas textos anônimos. Cabe ressaltar ainda não haver problema algum que os textos enviados já tenham sido publicados, seja em versão impressa, seja virtualmente (este blog não exige exclusividade=)

A respeito da periodicidade

A princípio, deseja-se que o blog seja atualizado semanalmente, mas acredita-se ser muito difícil realizar tal intento. Dessa forma, provavelmente a atualização será quinzenal, podendo, entretanto, em situações específicas, ter sua periodicidade reduzida (para mensal, por exemplo, quando o responsável pelo blog encontrar-se demasiado atarefado e não contar com muitas colaborações) ou aumentada (quando o responsável pelo blog estiver em intenso florescimento criativo e/ou receber um número grande de colaborações). Almeja-se, portanto, que o ritmo deste blog seja ditado coletivamente.

Alberto Bezerra de Abreu, março/ abril de 2010

About Me

Minha foto
Miradouro Cinematográfico
Alguém que escreve para viver, mas não vive para escrever; apaixonado pelas artes; misantropo humanista; intenso, efêmero e inconstante; sou aquele que pensa e que sente, que questiona e duvida, que escapa a si mesmo e aos outros. Sou o devir =)
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.

Seguidores